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10 de fevereiro de 2008

A Avaliação dos Alunos

Avaliação dos alunos - novas tendências pedagógicas


QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =


RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18


ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

ANÁLISE:

  • A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
  • O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
  • Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
  • O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
  • Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO:

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

  • A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
  • Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
  • Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
  • Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
  • Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".

1 comentário:

Isabel disse...

O professor ainda se esqueceu de mencionar a confiança do aluno no resultado e o simples facto de ir ao teste... Merecia nota ainda maior...