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16 de agosto de 2010

AVALIAÇÃO DE ALUNOS - NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS


 
 

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =

 

RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18

 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

ANÁLISE :
 
  • A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
 
  • O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;

 

  • Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.

 

  • O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!

 

  • Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

 

AVALIAÇÃO:
 

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

 
  • A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!

 

  • Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.

 

  • Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.

 

  • Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...

 

  • Em consequência, podemos atribuir-lhe um 'EXCELENTE' e afirmar que o aluno 'PROGRIDE ADEQUADAMENTE'.

 




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