Redaccoes 4 Classe Adultos

REDACÇÕES DA 4ª CLASSE DE ADULTOS - 1963

É preciso ver que isto foi há 45 anos!!

A MINHA CASA

Gosto muito da minha casa, pois é lá que vivo com a minha patroa e élá que fiz os meus filhos. Assim que saio do meu trabalho, vou logo para casa.O operário de hoje já não vai para a taberna embebedar-se e dar-se com esses gajos depois quando chigavam a casa davam porrada nas mulheres e secalhavam fazerem filhos nessa altura vinham doentes.

A CAÇA

A casa é um disporto. Para casar é preciso licença. Pode-se casar de duas maneiras à cachaporrada e à paulada mas à cachaporrada é mais perigoso. No tempo defeso
não se pode casar. Quem casa sem licença vai preso.

SALAZAR

O Salazar fez estradas, fez pontes e até fez a minha professora. É um gajo porreiro!

O INFANTE D. HENRIQUE

O Infante D.Henrique foi o primeiro rei de Portugal. O Infante D. Henrique descobriu três terras que são Madeiras e Açores. O infante D.Henrique mais os Portugueses descobriram muitas terras com os mouros. O infante D.Henrique foi primeiro casado com D. Filipa de Lencastre deixou cair o regaço de flores que D. Duarte beijou que eram de StªMaria. O Infante estava a ver que nunca mais chegava ao Brasil por causa das carrancas do mar.

A PÁTRIA

A Pátria é a terra onde criam os nossos pais, os galos e os nossos irmãos. A Pátria é linda querida dos portugueses e dos nossos antepassados, e dos irmãos e dos nossos tios e avós. A Pátria é uma terra enorme e tem lá muitas igrejas e capelinhas e tabernas e lá vivem gente como na serrada estrela. Eu nunca fui à Pátria.

A VACA

A vaca tem 4 partes: a dianteira e a traseira e depois o rabo ainda tem pelos. Debaixo da vaca está a leitaria. Com o rabo enxota as moscas. O marido da vaca é o boi. Não dá leite por isso não é mamífero. Dos chifres preparam-se botões de madrepérola. A vaca é muito útil. Come-se por dentro e bebe-se por fora.

O LEITE

O leite é para nós bebermos. O leite faz queijo e manteiga. O leite é branco e eu gosto muito de leite. O leite vem dos animais que dão à gente. Os animais que dão leite são: a vaca, a cabra, a ovelha, os burros e o Sr. prior da Lata da Mourisca também dá leite mas é em pó.

A REVOLUÇÃO DE 1640

A revolução de 1640 foi descoberta no reinado de Filipe III. A revolução de 1640 foram os portugueses que a descobriram. A revoluçãode 1640 durou muitos anos porque estiveram debaixo dos Filipes. Filipe III descobriu a guerra da independência. Eu gosto muito da Revolução de 1640. A revolução de 1640 deu-se para descobrirem o Miguel de Vasconcelos que estava num armário de papéis.

Comentários