Avaliação dos alunos - novas tendências pedagógicas
QUESTÃO PROPOSTA:
6 +                7 =                
RESULTADO APRESENTADO PELO                ALUNO:
6 + 7 = 18 
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO                PROFESSOR
ANÁLISE:                
- A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
 - O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
 - Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
 - O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
 - Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.
 
AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
- A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
 - Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
 - Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
 - Na verdade, o aluno                  acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a                  proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias                  - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em                  qualquer exercício...
 - Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".
 
Comentários